sexta-feira, 26 de agosto de 2011

26/08/11


Imagem do dia: Máscara Mortuária do Tut Ankh Amon.
Sobre a imagem: este é o item mais valioso (e um dos mais famosos) dos que restaram do Antigo Egito. A catacumba de Tut Ankh Amon é a única que não foi saqueada antes de sua descoberta pelos arqueólogos. É de ouro, e a mais bonita das máscaras dos faraós. Tut Ankh Amon morreu ainda adolescente, e segundo pesquisas recentes, foi de malária (como eles podem descobrir isto???)
Frase do dia: " A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

25/08/11


Imagem do dia: Dzong de Punakha.
Sobre a imagem: os dzongs são construções antigas, típicas do Butão, que possuem várias funções: centro religioso, militar e administrativo. Possuem características específicas, como os telhados, portas grandes e pintura. Esse é o da cidade de Punakha. O rio ao fundo é o Mo Chhu. Também podemos ver dois monges conversando.
Frase do dia: "Prefiro a poesia. Um risco, um rabisco. E, depois disso, a eternidade. " Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

24/08/11


Imagem do dia: Geodo de ametista.
Sobre a imagem: o geodo é uma formação rochosa, geralmente de origem vulcânica. Consiste de uma rocha com uma cavidade revestida por cristais. Esse por exemplo, possui cristais de ametista.
Frase do dia: " O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." Bertrand Russell.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

23/08/11


Imagem do dia: suíço tocando a trompa alpina.
Sobre a imagem: a trompa alpina é um instrumento típico da Suíça. Tempos atrás era usada pra comunicação, além da música. Não possui furos, e o som varia de acordo com o sopro e a posição dos lábios. Antigamente os pecuaristas tocavam o instrumento para acalmar as vacas durante a ordenha!
Frase do dia: "O sábio que tudo sabe é aquele que sabe que nada sabe." Platão.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

22/08/11


Imagem do dia: Pôr-do-sol em Autobahn.
Sobre a imagem:As Autobahns são as auto-estradas alemãs. Possuem sempre, no mínimo, duas vias para cada lado. São famosas porque, em certos pontos destas estradas, não há limite de velocidade (porém a velocidade máxima recomendada é 130km/h). Uma música da banda Kraftwerk também fala sobre as Autobahns.
Frase do dia: "Seja a mudança que você está tentando criar. " Mahatma Gandhi.

domingo, 21 de agosto de 2011

21/08/11


Imagem do dia: Painel de azulejos feito por Jorge Colaço.
Sobre a imagem: Jorge Colaço foi um pintor português que trabalhou muito com azulejos. Este painel está na Estação Ferroviária de São Bento, em Portugal, onde existem vários outros. Eles retratam episódios da história do país. Este, por exemplo, retrata Egas Moniz, um nobre famoso na época, se apresentando ao rei de Leão (Leão foi um pequeno reino da península ibérica (onde hoje é Portugal)).
Frase do dia: " Olho por olho, e o mundo acabará cego." Mahatma Gandhi.